Não importa se precisamos indexar muito ou pouco conteúdo, as dicas abaixo ajudarão a você ter o seu conteúdo indexado no menor tempo. Obviamente, as dicas se tornarão muito mais úteis à medida que você tem mais conteúdo, uma vez que para o Google pode demorar para percorrer cada uma de suas páginas à procura de links relevantes, ainda mais quando há páginas que são prioritárias para o crawler do Google.
Indexação não significa tráfego
Indexação significa simplesmente que seu conteúdo estará na base de dados do Google e, muito provavelmente, será contemplado pelas buscas relacionadas ao mesmo. Entretanto, essa indexação não ajudará muito para palavras-chave muito concorridas, enquanto poderá ser extremamente valiosa para buscas de long tail (isto é, muito específicas e com baixa concorrência).
Acelerando a indexação
Embora seja mais eficiente em termos de resultados a indexação natural, acelerar a indexação não deixa de ser muito importante e agilizará sem dúvida os seus resultados.
Podemos acelerar a indexação com os seguintes recursos:
Envio de sitemaps
O envio de sitemaps através do Google Webmaster Tools é o passo mais rápido de o Google indexar todas as páginas de seu site. Sitemaps são arquivos XML que agrupam todas as páginas do site, para que o Google saiba exatamente quais links deve acessar.
Se você tiver dificuldades de criar um sitemap, crie-o aqui. Com a versão gratuita, você poderá criar sitemaps com até 250 páginas.
Cadastrar feed de notícias
Os arquivos de feed (também conhecidos como RSS) facilitam os buscadores de encontrarem novos e recém-publicados conteúdos em seu site. Novamente, no Google Webmaster Tools você poderá cadastrar seus feeds.
Consiga um linkizinho que seja
Mesmo seguindo os passos acima, pode demorar para o Google mostrar resultados de seu site. Para saber se o seu site está indexado ou não, você pode pesquisar site:http://seusite.com.br nos buscadores para saber as páginas indexadas. Caso não esteja indexado ainda, consiga pelo menos um link sem nofollow de um site confiável.
Isso poderá ajudar não só a se indexar, como a receber as primeiras visitas vindas de busca orgânica.
